-
Arquitetos: Tekhnê Architects
- Área: 1465 m²
- Ano: 2011
-
Fotografias:Jérôme Ricolleau
Descrição enviada pela equipe de projeto. A corajosa decisão das autoridades em construir um novo jardim de infância e escola primária no coração de Montrottier foi o resultado do desejo de dar a esta vila medieval um novo sopro de vida, e para recentrar o seu desenvolvimento.
Chave para o sucesso deste empreendimento foi a avaliabilidade do terreno, que, apesar duma forte inclinação - com uma diferença de 9 metros entre o limite mais alto e o mais baixo do terreno - era do tamanho certo, além de estar perto duma creche, biblioteca e cinema. Visto da paisagem montanhosa do entorno, o novo edifício parece abraçar a colina, e está integrado com a silhueta geral do topo do morro. O projeto acrescenta à unidade morfológica geral, especialmente no que diz respeito à densidade do conjunto; enquanto afirma seu caráter contemporâneo com uma forma distintiva em madeira num cenário de granito.
A separação do complexo em dois blocos (um para o jardim de infância e outro para a escola primária) está mantendo a topografia original. As salas de aula estão localizadas por sobre os playgrounds infantis - esses abrigados e em superfície plana - de tal maneira que a paisagem parece entrar nelas, com vistas espetaculares. O projeto foi apoiado entusiasticamente pelas autoridades, também por conter uma série de características sustentáveis avançadas, como os projetos assinados por Tekhnê, e não depende de efeitos ostentação.
Há um perfil de longo e estreito que se segue um eixo norte-nordeste / sul-sudoeste, com uma inclinação para orientada para o norte. Os ventos dominantes são frescos e vêm do oeste, e existe uma orientação favorável em relação ao sol. A utilização dos espaços exteriores foi otimizada.
O complexo está instalado com uma estreita relação com a natureza do terreno e seus contornos. As fachadas de suas 2 seções retangulares, embora não exatamente paralelas, possuem frentes sudeste e noroeste, e desempenham suas funções de maneira clara e descomplicada.
Para elevar o jardim de infância no nível da praça, uma base foi construída no Chemin de Gouttevine. Inclui um estacionamento municipal, o que também ajudou na contribuição financeira da operação.
A escola primária é construída em dois níveis, com calçadas sobrepostas que permitem a passagem de ar e luz em ambas as estações de calor e de frio. As salas de aula fazem uso da luz natural incidente, enquanto beneficiam do calmo entorno com fazendas e florestas, e também auxiliam na prevenção de superaquecimento.
Uma galeria envidraçada oferece vistas da entrada ao complexo da quadra, e conecta as duas seções do complexo, com destaque ao hall comum na parte norte da escola primária. Para dar a esse projeto a visibilidade esperada, o playground do jardim de infância e uma das faces do espaço multi uso foram incorporados à praça.
A base do projeto é de concreto armado, e é integrada às paredes e à inclinação do terreno. Por sobre ela, elementos de pergolados, revestimentos e a estrutura da cobertura são em madeira. As passarelas, que também contribuem para as características térmicas, de iluminação e acústicas das salas de aula e escritórios, se elevam no lado norte do complexo. Sua cobertura inclinada estão equipadas com painéis fotovoltaicos que compensam parte do consumo global de energia.
As fachadas ensolaradas possuem grandes aberturas em configurações variadas, integradas à padronagem regular da estrutura de madeira e o revestimento horizontal das fachadas. Algumas delas são fixas em estruturas laterais criando fachadas vazadas que funcionam como brises, modulando a temperatura no interior dos corredores, bem como a iluminação e as condições térmicas. As fachadas das salas de aula, com suas estruturas salientes, possuem janelas do piso ao teto, que além de serem painéis duplos, se alternam com o revestimento em madeira na vertical.